Relatório de
sustentabilidade

2018

Pessoas

GRI 102-8

PERFIL DE COLABORADORES

Eram 2.202 colaboradores no final de 2018, público que, para a Paranapanema, é de enorme importância para que os objetivos e metas de negócios sejam alcançados. Para retribuir a contribuição de cada um, há um cuidado constante em promover bem-estar e segurança, além de empenho para oferecer oportunidades para capacitação e desenvolvimento profissional.

Distribuição do quadro funcional, por região

O total de colaboradores no ano – 2.202 – 7,6% maior ao verificado em 2017. O aumento no número de vagas ocorreu nas três unidades.

DIVISÃO DO QUADRO FUNCIONAL

POR GÊNERO

GRI 103-2; 103-3; 405-1

Assim como acontece em outras empresas do País, há empenho constante, na Paranapanema, para alcançar um equilíbrio cada vez maior entre profissionais homens e mulheres em cargos de liderança. A força feminina, que representa 10,4% do total de colaboradores, ocupa 47% dos cargos administrativos e entre estagiários. Nos postos de gestão, comandam uma das seis diretorias e 19% das gerências e chefias.

DISTRIBUIÇÃO DOS PROFISSIONAIS, POR GÊNERO e CATEGORIA FUNCIONAL EM 2018

POR FAIXA ETÁRIA

Ao observar o quadro funcional por faixa etária, há maior número (69,4%) de colaboradores entre 30 e 50 anos de idade

ROTATIVIDADE

GRI 401-1

Foram admitidas, ao longo do ano, 373 pessoas, enquanto 198 foram desligadas. Com isso, a taxa de rotatividade mensal ficou em 1,07%, sendo maior no grupo das mulheres, que registrou 1,47%. Em termos anuais, a taxa de rotatividade alcança 12,79%.

ADMISSÕES

As 373 contratações do período ocorreram nas três unidades:

Admissões em 2018, por faixa etária e gênero:

DEMISSÕES POR REGIÃO - 2018

No ano, foram demitidos 198 colaboradores, movimento distribuído da seguinte forma entre as unidades:

Demissões em 2018, por faixa etária e gênero:

TAXA DE ROTATIVIDADE MENSAL*, POR GÊNERO (EM %)

TAXA DE ROTATIVIDADE MENSAL*, POR FAIXA ETÁRIA E GÊNERO (EM %)

Gestão de RH

GRI 103-2; 103-3

Todos os assuntos relacionados à administração e relacionamento com os colaboradores é centralizado na Diretoria de Gestão Corporativa. Dentre as funções que desempenha, está a constante busca pela melhoria do ambiente e instalações de trabalho, o aprimoramento das práticas de Recursos Humanos, o que inclui atração e seleção, remuneração e benefícios, capacitação e desenvolvimento profissional, além de transparência e proximidade na comunicação com o público interno.

Nesse sentido, foi desenhado, em 2018, um planejamento com ações previstas para os próximos três anos. Nele, estão contemplados aspectos diversos, como atração e retenção de talentos, planos de sucessão e desenvolvimento de lideranças. E esse tema, ao lado de capacitação dos profissionais, é o foco dos trabalhos para o ano de 2019. Também houve intensificação dos treinamentos e o início do programa de auxílio a educação para todos os funcionários. Entre os critérios utilizados para a concessão, está a necessidade de os cursos guardarem relação direta com a trilha de carreira e atrelados ao plano de desenvolvimento individual do colaborador, entre outros parâmetros adotados na análise

Em paralelo, os canais de comunicação com os colaboradores – newsletters semanais e jornais-murais (CobreInforma) - foram revisitados e aprimorados. Para promover uma maior proximidade do público interno com as lideranças, foram realizadas campanhas e eventos internos, como a FANTÁSTICA FÁBRICA DO COBRE, e outras pautadas pelo calendário corporativo e por ações voltadas ao meio ambiente e à sociedade

Outra preocupação da Paranapanema é com os ambientes de trabalho. De forma a torná-los ainda mais seguros e acolhedores, as áreas de convivência das unidades, como jardins, lanchonetes e grêmios, foram revitalizadas. Também se destacam as reformas dos refeitórios das fábricas de Santo André (SP) e Serra (ES), concluídas em 2018, e de Dias d’Ávila (BA), a ser finalizada em 2019

Essas iniciativas de zelo, aliadas a medidas voltadas à segurança dos colaboradores, são percebidas como fatores que contribuíram para a redução significativa de ações trabalhistas no período: de 1.191 demandas judiciais no início do ano, para 885 em dezembro. Esse resultado também reflete um número menor de novos processos verificado após a vigência da recente lei trabalhista.

DIÁLOGO E RECONHECIMENTO

Para a Paranapanema, os colaboradores são os protagonistas do sucesso da Companhia. Criar oportunidades para ouvi-los e para reconhecer a contribuição de cada um aos negócios foram prioridades nas ações desenvolvidas

Gente que Realiza. Para homenagear os colaboradores que completaram 10, 20 e 30+ anos de empresa em 2018, foi criado um evento especial, voltado a reconhecer esses profissionais – 147, no total - que fazem parte da história da Companhia e contribuíram para seu crescimento durante esses anos. Cada um deles recebeu placas produzidas com o cobre da Paranapanema, o metal que ajudam a transformar todos os dias. Também foi entregue um certificado especial aos 480 colaboradores que estão entre os 10, 20 e 30+ anos de casa. A homenagem em Santo André acontecerá no primeiro semestre de 2019. O Gente que Realiza, que ganhou sua primeira edição em 2018, passa fazer parte da agenda anual de eventos

Café com a Diretoria. Encontro entre a diretora de Gestão Corporativa e os colaboradores. Realizado periodicamente nas três unidades, essas ocasiões possibilitaram estabelecer uma comunicação mais fluida sobre a administração e as operações. Os colaboradores também puderam esclarecer eventuais dúvidas sobre temas relacionados à gestão da Companhia e apresentar sugestões de melhorias. Uma das ações sugeridas por um colaborador nesses encontros, e já colocada em prática, são os eventos de reconhecimento aos funcionários com mais tempo de casa, relatados a seguir.

Fantástica Fábrica de Cobre. A Paranapanema abriu as portas de suas três unidades simultaneamente para receber colaboradores e familiares. Na ocasião, cerca de mil visitantes participaram de visita monitorada às linhas de produção. O evento ocorreu em agosto como parte das comemorações aos 57 anos da Paranapanema.

Divulgações trimestrais de resultados da Companhia. Em formato de rodas de conversa, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores explica aos funcionários, de forma didática, os avanços e conquistas do período. Essas reuniões ocorrem a cada três meses nas três fábricas, e são abertas à participação dos interessados no tema, independentemente do nível hierárquico.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO Há uma agenda constante de comunicação com esse público, que abrange jornal mural, newsletter semanal, e-mails e intranet. Para mensurar a efetividade desses canais, foi realizada foi realizada a primeira Pesquisa de Comunicação Interna em 2018. Tal enquete, que passará a ser anual, revelou que nos 12 meses anteriores à abordagem, feita em outubro, 81% afirmavam confiar nas informações divulgadas. Aplicada nas três unidades da Companhia, a pesquisa contou com 172 participantes, que equivale a 8% do quadro de pessoal.

Capacitação

GRI 404-1

A Paranapanema oferece oportunidades para que seus colaboradores se capacitem e se desenvolvam profissionalmente. Investe em treinamentos e ações específicas, voltadas a disseminar conhecimentos e aprimorar habilidades técnicas, conforme a área de atuação ou função desempenhada.

A grade de capacitação é anual, construída de forma conjunta pelas áreas de Gestão de Pessoas, Qualidade e Segurança do Trabalho, além de Meio Ambiente. Em 2018, o total de horas dedicadas a treinamentos foi de 39.047, 11,12% superior ao realizado em 2017. Esses programas de capacitação também abrangem os obrigatórios por legislação – como os que tratam de trabalho em altura, espaços confinados e brigada de emergência. Em 2019, haverá um aporte ainda maior nessas iniciativas, que incluirão treinamentos técnicos, entre outros.

Já a estratégia de capacitação para lideranças é embasada nos Planos de Desenvolvimento Individuais, desenhados a partir dos resultados obtidos com a avaliação de desempenho aplicada a todos os profissionais que ocupam cargos de gestão. Esse processo, que também é anual, relaciona a performance apresentada pelos colaboradores com o que se considera ser ideal. Para 2019, outras ações se somarão a essas, como um programa pautado em desenvolvimento de competências comportamentais.

DIVERSIDADE

GRI 405-1

Respeito e equidade são palavras-chave no relacionamento da Paranapanema com seus colaboradores. Na Empresa, todos são bem-vindos. A política e as rotinas de Gestão de Talentos abrangem os processos de atração e seleção de profissionais e observam essas diretrizes, independentemente de gênero, orientação sexual, etnia, idade, religião ou opinião política dos profissionais. A mesma conduta também é esperada dos colaboradores ao desenvolverem suas atribuições, conforme preveem o Código de Ética e a Política de Sustentabilidade da Companhia.

Para fazer com que a Paranapanema tenha ambientes de trabalho cada vez mais inclusivos, foram realizadas ações voltadas a sensibilizar as lideranças e profissionais de áreas de apoio em relação às práticas adotadas para receber pessoas com deficiência. Em parceria com a consultoria Talento Incluir, foram promovidas palestras de conscientização e orientação para colaboradores dos setores de Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional, Jurídico, Comunicação e Gestão de Pessoas. Meses depois, a iniciativa foi estendida aos gerentes das demais áreas da Empresa, público que, posteriormente, também foi alvo de outro treinamento sobre o tema, dessa vez em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Com essa instituição também foi realizado o mapeamento das instalações, tanto na parte administrativa como na operacional, para identificar funções que poderiam ser desenvolvidas por pessoas com deficiência. Esse trabalho está previsto para ser concluído em 2019.

Remuneração e Benefícios

GRI 102-41; 401-2; 403-4

Os salários e benefícios oferecidos aos colaboradores são compatíveis em relação às práticas de mercado, de acordo com as categorias funcionais e regiões de contratação, e respeitam aspectos como complexidade da atividade, nível de especialização e responsabilidades. Essas diretrizes se apoiam na Política de Remuneração, voltada a assegurar a competitividade e a capacidade da Paranapanema em atrair, reter e desenvolver talentos.

Embora estejam em linha com o que é verificado no mercado, a Paranapanema busca aprimorar constantemente suas práticas. Por isso, realizou em 2018 um amplo estudo de cargos e salários.

Todos os colaboradores são elegíveis a uma remuneração variável. Os contratados em regime CLT são incluídos no Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e os executivos, no Programa de Remuneração Variável (PRV). Coerente com o compromisso de garantir equidade entre os profissionais, homens e mulheres que exercem funções semelhantes são remunerados com o mesmo salário-base.

O conjunto de benefícios oferecidos aos funcionários da Companhia está alinhado ao Programa +bem-estar, que tem como princípio a gestão do cuidado integrado da saúde dos colaboradores e de seus familiares. Com essa iniciativa, busca-se garantir a qualidade e a longevidade dos colaboradores por meio de iniciativas relacionadas ao tripé que, na visão da Paranapanema, compreende três aspectos da saúde: físico, psicológico e social.

REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR): contempla todos os contratados pelo regime CLT e é negociado com os sindicatos e a Comissão de Representantes dos Colaboradores . Dado que o pagamento – cujo valor é o mesmo a todos os elegíveis - está condicionado a atingimento de metas estabelecidas em acordos coletivos, o PLR funciona como um incentivo para que os colaboradores contribuam para que a Companhia atinja seu melhor desempenho. Em 2018, foram distribuídos, em PLR, cerca de R$ 13,9 milhões aos colaboradores.

Programa de Remuneração Variável (PRV). Condiciona adicionais de remuneração ao alcance de metas de desempenho econômico-financeiro e operacional por executivos, como chefes, gerentes e diretores. Reconhece, portanto, as performances individuais e promove a retenção de talentos.

Os colaboradores também contam com atendimento de profissionais da área de saúde nas instalações da Companhia:

  • GAP (Gestão de Apoio Profissional): em cada uma das três unidades, os colaboradores contam com espaço dedicado exclusivamente ao atendimento pessoal e individual. Lá, encontram profissionais especializadas e disponíveis para ouvi-los e apoiá-los em questões de ordem profissional, pessoal e/ou familiar. Os GAPs, que colhem, orientam, acompanham e mediam conflitos trazidos pelas pessoas, também tratam de assuntos ligados aos benefícios ofertados pela empresa. Cerca de 70 colaboradores são atendidos por mês nas três unidades.
  • Cuidado dentário: Foi inaugurado, em outubro de 2018, um consultório odontológico na unidade de Santo André (SP), a exemplo do que já existia em Dias d’Ávila (BA) desde 1998. Quem trabalha nessas unidades conta com atendimento de profissionais para emergências e demais tratamentos dentários, e tem acesso a serviços como limpezas, radiografias simples e restaurações, entre outros. As consultas devem ser previamente agendadas. Todos os dias, durante meio período, há um dentista disponível. Em 2018, foram registrados 256 atendimentos em São Paulo e 2.299 na Bahia.

Adicionalmente a essas atividades, outras são promovidas para a promoção e, principalmente, prevenção da saúde entre os colaboradores:

  • Vacinação contra a gripe: imunização e proteção contra os quatro subtipos do vírus influenza que mais circulam no inverno, inclusive o H1N1, com a aplicação de 1.418 doses de vacinas nos colaboradores das três unidades.
  • Outubro Rosa e Novembro Azul: os cânceres de mama e de próstata foram alvos de duas grandes campanhas, realizadas simultaneamente em todas as unidades, com a distribuição de informativos, divulgação de notícias, palestras e refeições especiais no restaurante. Essa campanha, que já faz parte do calendário anual da Companhia, trouxe como novidade, em 2018, a oportunidade de os colaboradores homens serem submetidos ao PSA (sigla de antígeno prostático específico), exame de sangue que possibilita detectar precocemente alterações na próstata. Oferecido nas unidades de Santo André (SP) e Serra (ES), foi realizado por 138 funcionários, dentre os elegíveis. Em Dias d’Ávila (BA), aconteceu em outra data, durante os exames periódicos.
  • Ergonomia e fisioterapia: espaço de reabilitação para colaboradores dentro do próprio Ambulatório da fábrica paulista, oferecido em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) de Santo André. Em 2018, ocorreram 155 atendimentos por mês, em média, demandados por cerca de 30 funcionários/mês. Em Dias d’Ávila, há uma estrutura semelhante, em que foram registrados cerca de 105 atendimentos/mês aos colaboradores.

Outros benefícios são aplicados de forma específica em cada região, atendendo particularidades locais, a partir de acordos firmados tanto com os sindicatos, como com os próprios colaboradores.

A liberdade de associação e de negociação coletiva, prevista na legislação, é garantida aos profissionais. A Paranapanema acredita que a manutenção de canais de comunicação com os sindicatos que representam os colaboradores proporciona uma parceria construtiva, transparente, responsável e eficaz. Ao final de 2018, 100% dos funcionários estavam cobertos por convenções ou acordos de negociação coletiva. Esses documentos, além de cláusulas econômicas e sociais, podem abordar pontualmente assuntos referentes a saúde e segurança, temas que são tratados, pela Companhia, de acordo com Normas Regulamentadoras e leis referentes a essas matérias.